metropoles.com

“Barragem está controlada e não há risco de rompimento”, diz ministro

Segundo o chefe do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, foi instalada uma segunda bomba que reforçou o escoamento da água

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro Gustavo Canuto
1 de 1 Ministro Gustavo Canuto - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Após quase quatro horas reunido com técnicos e diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que o nível da barragem 6 já está controlado, o que levou autoridades a evacuar localidades próximas depois do rompimento da barragem 1 em Brumadinho. De acordo com Canuto, foi instalada uma segunda bomba que reforçou o escoamento da água.

“Não houve risco de rompimento mas o aumento de nível da barragem. A situação já está controlada”, garantiu.

Segundo ele, a situação era prevista, porém ocorreu em velocidade maior da esperada depois do comprometimento do dreno da barragem 6. “Como foi comprometido e choveu houve aumento do nível de água. Vamos recuperar o dreno para que barragem 6 volte a trabalhar como esperado, para que uma chuva não cause aumento do volume”, disse.

Canuto afirmou que a situação de forma geral está sendo monitorada e disse que o alerta não teve relação com alguma evidência de rompimento. “A sirene foi acionada como preocupação”, afirmou.

A reunião, – marcada para discutir tanto a qualidade da água do Rio Paraopeba quanto as previsões para o avanço dos rejeitos, estabilidade da Barragem 6 e relatório de Segurança de Barragens 2017 – ainda continua ao longo deste domingo. Não há previsão para um novo comunicado.

Sirene
A tragédia na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG), deixou pelo menos 37 mortos. Quase 200 pessoas foram resgataras desde o acidente na tarde da última sexta-feira.

Neste domingo (27), um risco de novo rompimento na região levou a Defesa Civil a evacuar quatro localidades (Parque da Cachoeira, mais próximo à barragem B6; Pires; Centro de Brumadinho; Bairro Novo Progresso), com o deslocamento de 24 mil pessoas, até o momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?