metropoles.com

Barragem de Brumadinho era cadastrada como de baixo risco

Documento também indicava alto potencial de dano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
barragem complexo paraopebas
1 de 1 barragem complexo paraopebas - Foto: Divulgação

Segundo o cadastro nacional de barragens, mantido pela Agência Nacional de Águas (ANA), a barragem de Brumadinho era classificada como de baixo risco, mas alto potencial de dano. Divulgado em novembro do ano passado, o relatório não incluiu a barragem destruída entre as que possuíam notificação de risco no Brasil. As informações são do jornal O Globo.

A classificação é compartilhada por quase todas as barragens da Mina Feijão, complexo que abrigava a barragem destruída, com exceção de apenas uma, que é cadastrada como de potencial médio de dano. O documento afirma que a barragem era de pequeno porte, e tem altura de 40 metros.

Ainda segundo O Globo, o relatório registra 45 barragens em situação de risco, sendo que 10 delas estão no estado da Bahia. O documento relatou também crescimento expressivo no número de barragens no Brasil, saltando de 22920 estruturas em 2017 para 24092 em 2018.

O desastre
Uma barragem do complexo minerador da Mina Córrego do Feijão se rompeu na sexta-feira (25/1), inundando a cidade de Brumadinho (MG) com rejeitos de mineração. O acidente provocou a mobilização da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que já confirmaram o desaparecimento de ao menos 200 pessoas. O desastre é similar ao rompimento da barragem de Mariana (MG) em 2015, que contaminou o Rio Doce e é considerado o de maior impacto ambiental da história do Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?