Barco com imigrantes da África é resgatado na costa do Maranhão
Embarcação transportava 27 pessoas quando ficou à deriva e foi encontrada por equipe da Capitania dos Portos em São José de Ribamar
atualizado
Compartilhar notícia
Um barco com 27 imigrantes à deriva foi resgatado na costa do Maranhão, na baía de São Marcos, perto do município de São José de Ribamar, na região metropolitana da capital do estado, São Luís. A embarcação partiu da África transportando pessoas do continente, segundo a secretaria dos Direitos Humanos maranhense. A Capitania dos Portos as encontrou no sábado (19/5).
De acordo com informações do portal O Imparcial, os imigrantes receberam atendimento da Polícia Federal. Além disso, o Corpo de Bombeiros prestou socorros. Os refugiados têm origem em Senegal, Nigéria e Guiana (América do Sul).
Informações preliminares dão conta de que não havia mulheres e crianças na embarcação. Os imigrantes serão cadastrados pela PF e, depois, levados a um ginásio de esportes de São Luís.O coronel Aritanã Lisboa, responsável pelo comando do Policiamento Metropolitano Área 2 (CPAM II), falou ao site de notícias Imirante que todos os imigrantes receberam atendimento médico e alguns deles foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Araçagi.
Refúgio
O Brasil é um dos principais destinos de refugiados venezuelanos, cubanos e haitianos. Somente em 2017, o país recebeu mais pedidos de abrigo que nos últimos sete anos.
Houve 33,8 mil requisições no ano passado. Desse total, mais da metade (53%) era de pessoas da Venezuela, onde há grave crise, escassez de alimentos e alta inflação. Em seguida, estavam cubanos (2.373) e haitianos (2.362).
Aguarde mais informações