metropoles.com

Baptista Júnior foi chamado de “melancia” após reunião da minuta

O ex-comandante da Aeronáutica informou aos investigadores da Polícia Federal que começou a receber as ofensas por meio das redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Bolsonaro Imagem colorida de Carlos de Almeida Baptista Junior - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro Imagem colorida de Carlos de Almeida Baptista Junior - Metrópoles - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, relatou à Polícia Federal (PF) que passou a ser chamado de “melancia” e “traidor da pátria” nas rede sociais, após reunião em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio de Oliveira apresentaram a chamada “minuta do golpe” aos comandantes das Forças Armadas.

Baptista Júnior informou aos investigadores da PF que começou a receber as ofensas por meio das redes sociais e que, em uma das ocasiões, chegou a ser atacado pelo comentarista Paulo Figueiredo.

3 imagens
O tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica
1 de 3

Carlos de Almeida Baptista Junior

Reprodução
2 de 3

Reprodução Twitter
3 de 3

O tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica

Reprodução MREB-Brasil

Durante a reunião da apresentação da “minuta do golpe”, o ex-comandante da Aeronáutica teria questionado o ministro da Defesa se o documento previa a “não assunção do cargo pelo novo presidente eleito?”. Oliveira teria ficado em silêncio.

Com a falta de respostas, Baptista Júnior entendeu que haveria uma ordem que impediria a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desta forma, ele se negou a sequer receber a minuta do golpe, reforçando que a Força Aérea do Brasil (FAB) “não admitiria tal hipótese [golpe de Estado]”.

Além de Baptista Júnior, Freire Gomes não quis analisar minuta

No depoimento, o tenente-brigadeiro afirmou que o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, expressou que também não concordaria com a possibilidade de analisar o conteúdo da minuta. Depois disso, Baptista Júnior se retirou da sala.

Por outro lado, ele disse que o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, “não expressou qualquer reação contrária ao conteúdo da minuta”, enquanto estava na sala.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?