metropoles.com

Baptista Júnior: Bolsonaro queria parar “eventuais abusos” de Moraes

A declaração foi dada pelo ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr., em depoimento à Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Imagem colorida de Carlos de Almeida Baptista Junior - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Carlos de Almeida Baptista Junior - Metrópoles - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr., contou, em depoimento à Polícia Federal, que Jair Bolsonaro (PL) enfatizava a necessidade de “parar eventuais abusos” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Baptista também afirmou que não participou de qualquer planejamento para monitorar o também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baptista Júnior presenciou o embate entre Marcos Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e Bolsonaro durante uma reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), quando foi apresentada a chamada “minuta do golpe”.

Segundo o tenente-brigadeiro, Freire Gomes afirmou que prenderia Bolsonaro caso ele atentasse “contra o regime democrático, por meio de alguns institutos previstos na Constituição [GLO, Estado de defesa ou de sítio]”.

De acordo com Baptista Júnior, a posição do ex-comandante do Exército foi responsável por impedir o golpe de Estado.

“Caso o comandante tivesse anuído, a possível tentativa de golpe de Estado teria se consumado”, afirmou Baptista, em dopoimento à PF.

Em suas declarações, Baptista e Freire Gomes destacaram que eram contra a trama golpista. Mas o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, teria se colocado à disposição de Bolsonaro, segundo depoimentos obtidos pelo Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?