Banco vê alta no PIB caso Lula seja eleito, e recessão com Bolsonaro
Vitória de Lula significaria crescimento de 2% no PIB. Já reeleição de Bolsonaro resultaria em queda de 0,5%, projeta banco Ourinvest
atualizado
Compartilhar notícia
A vitória de Lula (PT) nas eleições de outubro significaria um crescimento de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. A análise é do banco Ourinvest e foi divulgada pelo blog da jornalista Míriam Leitão.
Segundo a economista-chefe do banco, Fernanda Consorte, o fim do governo Bolsonaro, marcado por instabilidade institucional e piora da imagem do Brasil no mercado externo, causaria um aumento nos investimentos.
“O capital político de Lula é indiscutível. O governo deve entregar na largada um time econômico pró-mercado e tentará melhorar a imagem institucional do Brasil”, diz Consorte.
Caso Lula chegue à Presidência, o cenário é mais otimista. A instituição financeira projeta que o real se fortaleceria em relação ao dólar, chegando próximo a R$ 4. Essa queda ajudaria na diminuição da inflação e em cortes na taxa básica de juros.
Por outro lado, caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, o banco prevê uma contração de 0,5% do PIB brasileiro em 2023. O dólar permaneceria acima de R$ 5.
“Seria a continuidade do cenário atual, com alguma tendência de mais gastos. Ou seja, confiança baixa, com imagem institucional arranhada no exterior.”
A economista ressalta, no entanto, que uma gestão petista também significaria um aumento de gastos e possíveis desequilíbrios fiscais, em um segundo momento, o que influenciaria negativamente o mercado.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.