metropoles.com

Banco Central prevê menos crescimento e mais inflação para este ano

Pela sexta vez seguida, mercado reduz previsão de crescimento do Brasil. Para 2020, é o terceiro reajuste seguido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
dinheiro-salário-16
1 de 1 dinheiro-salário-16 - Foto: null

O boletim Focus, publicação de previsões econômicas do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (8/4), trouxe duas tendências preocupantes para a economia: menos crescimento e mais inflação. As projeções para este ano e para 2020 se baseiam no humor do mercado financeiro.

Pela sexta vez consecutiva, o mercado diminuiu a previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. A estimativa caiu de 1,98% para 1,97% neste ano.

No próximo ano, o decréscimo será um pouco maior. A projeção recuou de 2,75% para 2,70% na terceira baixa seguida. As projeções de crescimento do PIB para 2021 e 2022 permanecem em 2,50%, segundo o Banco Central.

A estimativa da inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também subiu. A taxa passou de 3,89% para 3,90% neste ano. Para 2020, a previsão segue em 4%. Em 2021 e 2022, também não houve alteração: 3,75%.

A meta de inflação deste ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. A estimativa para 2020 está no centro da meta: 4%. Ela tem intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Pesquisa mostra preocupação
Nesta segunda, o Datafolha divulgou uma pesquisa em que mostra a queda do otimismo do brasileiro em relação à melhora do desemprego, inflação e poder de compra. A expectativa do brasileiro com a melhora da economia caiu, após atingir níveis inéditos depois da corrida eleitoral de outubro passado.

O recuo, segundo pesquisa Datafolha, chega a 15 pontos percentuais entre dezembro de 2018 e abril de 2019. O otimismo entre os entrevistados diminuiu de 65% para 50%. O número entre aqueles que acreditam na piora do cenário financeiro dobrou: saltou de 9% para 18%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?