metropoles.com

Banco Asiático cita apoio a projetos climáticos após encontro com Lula

O presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun, se reuniu com Lula para tratar de investimentos no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Dilma Rousseff, Jin Liqun, do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, e Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dilma Rousseff, Jin Liqun, do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, e Lula - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta segunda-feira (4/3), o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun. Antes, o chefe do Executivo havia aberto as portas do gabinete para a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Ambas as reuniões ocorreram no Palácio do Planalto, com a presença do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e a ex-presidente Dilma Rousseff, atualmente na liderança do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como “banco dos Brics”.

4 imagens
Presidente Lula com o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun
Lula e Fernando Haddad em reunião no Palácio do Planalto
Dilma Rousseff, Kristalina Georgieva, Lula e Fernando Haddad em reunião no Palácio do Planalto
1 de 4

Presidente Lula com o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Presidente Lula com o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Lula e Fernando Haddad em reunião no Palácio do Planalto

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Dilma Rousseff, Kristalina Georgieva, Lula e Fernando Haddad em reunião no Palácio do Planalto

Ricardo Stuckert

Jin Liqun fez um pronunciamento à imprensa depois do encontro com Lula e disse ter sido uma “conversa maravilhosa” sobre a cooperação entre o banco e o governo para uma “parceria importante”.

Apesar de não terem firmado um projeto específico, Liqun falou que “desde que tenha bons projetos, nós vamos financiar”.

A preferência será para propostas de infraestrutura, como “rodovias, aeroportos, portos e transmissão”, além daquelas para “mitigar os efeitos das mudanças climáticas”.

O presidente do banco também apontou o desejo de participar de investimentos para o G20 e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, sediada em Belém (PA). “Seria uma honra”, falou.

Antes do Banco Asiático, reunião com FMI

Após a reunião com a diretora-geral do FMI, Lula disse, na rede social X (antigo Twitter), que a conversa tratou do “desenvolvimento com inclusão social e a retomada da redução da pobreza no mundo”.

Houve também uma discussão sobre uma “necessária reforma” do órgão, para buscar representatividade “do mundo atual e capaz de ajudar os países que precisam recorrer ao FMI em melhores condições”.

Uma reconstrução da governança global, com destaque para os países do Sul — antes chamados de “subdesenvolvidos”, é uma das bandeiras do governo Lula e está inclusa nos eixos de trabalho do Brasil na Presidência do G20, durante este ano.

Haddad descreveu as agendas como conversas de alinhamento.

“Foram duas reuniões, com a FMI, a diretora-geral, e agora com o presidente do Banco da Ásia, basicamente sobre financiamento internacional, sobre o apoio do Brasil à FMI, sobre alinhamento de cotas, esse tipo de coisa”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?