metropoles.com

Bancadas querem barrar nomeação de pastor para órgão da Funai

Ricardo Lopes Dias foi nomeado novo coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Funai
funai
1 de 1 funai - Foto: Divulgação/Funai

Duas frentes parlamentares da Câmara e do Senado estudam tomar medidas jurídicas contra a nomeação do novo coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (CGIIRC/Funai), Ricardo Lopes Dias, publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (05/02/2020).

Juntas, as duas bancadas — a Ambientalista e a de Defesa dos Povos Indígenas — reúnem cerca de 250 deputados e 30 senadores e alegam que a nomeação representa “flagrante atentado aos direitos constitucionais dos povos indígenas, especialmente, dos povos isolados e de recente contato, que estão sob forte ataque do governo”, destaca nota divulgada nesta quinta-feira (06/02/2020).

“O Brasil é um estado laico e democrático. O governo não pode ter uma política pautada na imposição de uma religião específica, principalmente quando esta pode causar impactos irreversíveis à organização social, cultural e a vida dos povos indígenas”, frisa o documento.

Lopes Dias é teólogo e antropólogo. Ele trabalhou como missionário evangélico na Amazônia por uma década. Entre 1997 e 2007, atuou na Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), organização com origem nos Estados Unidos que promove a evangelização de indígenas brasileiros desde os anos 1950.

A organização já foi associada a epidemias que dizimaram o povo Zo’é, contatado por missionários do grupo em 1982.

“É inadmissível que, mesmo após as manifestações contrárias de organizações indígenas, indigenistas, entidades sociais e demais instituições preocupadas com a nomeação de um missionário para o cargo, o governo efetiva a sua indicação. É grave a imposição do governo de tentar através do órgão indigenista brasileiro submeter aos povos indígenas isolados sua denominação religiosa colocando um missionário para cuidar de uma pasta tão importante e responsável como a Coordenação de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC)”, reforça a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?