metropoles.com

Bancada do PSol vai apresentar mandado de segurança contra Lira no STF

Parlamentares afirmam que presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) descumpriu regras para encaminhar verbas a Alagoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra arthur lira câmara dos deputados reforma tributária - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra arthur lira câmara dos deputados reforma tributária - Metrópoles - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A bancada de deputados do PSol anunciou, nesta terça-feira (17/12), que vai impetrar um mandado de segurança contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O documento será entregue ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flavio Dino.

Os parlamentares argumentam que Lira desrespeitou determinações da Suprema Corte e aplicou “manobras ilegais na condução da distribuição de emendas” para beneficiar Alagoas, reduto eleitoral do deputado.

Dino foi o responsável, no STF, por suspender o pagamento das emendas parlamentares até que o Congresso apresentasse critérios de maior rastreabilidade e transparência na transferência dos recursos.

O mandado será apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSol-RJ), que preside Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara.

Sem deliberação

O documento cita ofício encaminhado com assinatura de líderes partidários e Lira, indicando diretamente 5.449 emendas que totalizam R$ 4,2 bilhões sem deliberação formal, como exigira a legislação.

“A ausência de aprovação prévia e registro formal pelas comissões configura usurpação de competência e descumprimento do rito legal, comprometendo a transparência e a rastreabilidade necessárias à execução orçamentária”, argumenta.

A bancada também pontua que os recursos indicados para Alagoas, reduto eleitoral de Lira, chegam a R$ 73,8 milhões, à frente de
estados como Rio de Janeiro e São Paulo, o que caracterizaria “uso indevido da máquina pública para fins político-eleitorais”.

O mandado pede a anulação do ofício e das emendas incluídas e alteradas por ele, com o restabelecimento das comissões permanentes para executar as emendas de acordo com a lei. Além disso, solicita que Arthur Lira seja notificado a prestar informações e oitivas da a da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?