metropoles.com

Baleia morta encalha na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro

Animal surgiu na orla carioca na manhã desta quarta-feira (15/11). Área foi isolada pela Guarda Municipal e resgate deve ser feito pelo mar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Carcaça de baleia de 30 toneladas encalha na praia de Ipanema, no Rio
1 de 1 Carcaça de baleia de 30 toneladas encalha na praia de Ipanema, no Rio - Foto: Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A carcaça de uma baleia foi encontrada na manhã desta quarta-feira (15/11) na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Guardas municipais isolaram a área, que ficou movimentada pelos banhistas entre os postos 8 e 9.

5 imagens
1 de 5

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 5

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 5

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 5

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
5 de 5

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O resgate do animal deve ser feito pelo mar. A causa da morte é desconhecida, mas sabe-se que a baleia já chegou à orla sem vida. Até o momento, foi informado que o animal é da espécie Jubarte, macho, e mede entre 13 e 15 metros.

Em agosto, três baleias da mesma espécie encalharam na costa do Rio. Elas foram encontradas em Búzios, Ilha Grande e Restinga de Marambaia. Duas delas foram resgatadas com vida e uma morreu.

Equipe do Corpo de Bombeiros se dirigiu ao local para evitar acidentes decorrentes da aproximação de curiosos. Foram acionados ainda técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Laboratório de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Agentes da Comlurb e da Guarda Municipal também estão no local aguardando uma definição sobre a remoção da carcaça do animal.

Segundo o Inea, o animal era um macho em estado avançado de decomposição, pois deve ter ficado cerca de dez dias morto em alto mar antes de ter a carcaça carregada pela correnteza até a praia.

O corpo da baleia será removido pelo mar e levado até o porto do Rio, onde a Comlurb atuará para ajudar no transporte dos restos mortais em terra firme. A carcaça ainda deve ser analisada em laboratório para determinar as causas da morte do animal.

Com informações da Agência Estado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?