Baleia-jubarte de 15 toneladas é encontrada morta em praia. Vídeo
A baleia-jubarte tinha cerca de 7,4 metros e pesava 15 toneladas. Segundo oceanógrafos, se trata de um filhote
atualizado
Compartilhar notícia
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (8/8), no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, na altura do posto 9.
O animal, que tem cerca de 7,4 metros e pesa 15 toneladas, é um filhote, segundo oceanógrafos.
Quem passava pelo local ficava chocado e fotografava o mamífero marinho. Nesta época do ano, é comum as aparições desses animais no litoral do Rio.
Veja:
Durante o inverno e a primavera, as baleias saem da Antártida e percorrem cerca de 10 mil quilômetros até as águas quentes de Abrolhos, no litoral baiano. Entre os meses de junho e agosto, elas são vistas no Rio. Depois, voltam para a Antártida.
Para retirar os restos mortais do filhote, uma equipe de limpeza foi mobilizada, com a presença de dez garis, uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira, além de um guindaste e uma escavadeira hidráulica disponibilizada pela Fundação Rio Águas.
O Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio (Maqua/Uerj) e do Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federal (PMP) estiveram no local para coletar material com o objetivo de analisar o que pode ter causado a morte do animal.
A baleia foi levada para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense.