Balão entra na rota de voo do Aeroporto Santos Dumont, no RJ
Balão que estava na rota de voos foi visto nas praias do Flamengo e de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, neste sábado (22/4)
atualizado
Compartilhar notícia
Um balão foi visto por banhistas nas praias de Botafogo e do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, neste sábado (22/4). Ele estava na rota de voo do aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade.
Nas imagens de um repórter da Globo, divulgadas no RJTV, é possível ver o momento em que um avião realiza a curva perto do Pão de Açúcar para pousar e passa perto do balão, que estava caindo no mar.
Soltar balões livres não tripulados sem a devida autorização e coordenação é crime, que pode ser enquadrado no Código Penal, por colocar em risco a segurança do tráfego aéreo. O caso prevê multa e pena de até três anos de prisão.
“A colisão contra balões pode provocar a degradação de sistemas vitais para a aeronavegabilidade, como a obstrução do tubo de pitot, ocasionando, entre outras consequências, a perda da indicação de velocidade da aeronave”, destaca o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em nota.
“Outro risco é a possibilidade de sucção do objeto pelo motor, provocando a sua parada durante o voo ou, ainda, a necessidade de o piloto realizar uma manobra brusca, para desviar do balão, podendo colocar a aeronave em uma situação de risco ou ocasionar algum dano estrutural”, explica o Cenipa.