metropoles.com

Backer: sobe para 21 o número de casos notificados de intoxicação

Secretaria Estadual de Saúde confirmou aumento em boletim. Até então, eram 19 casos sob suspeita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
belorizontina backer
1 de 1 belorizontina backer - Foto: Reprodução/Instagram

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou, nesta segunda-feira (20/01/2020), boletim em que confirma que o número de casos notificados de intoxicação por dietilenoglicol subiu para 21. A substância foi encontrada em tanques de fabricação e na água utilizada para a fabricação da cerveja Belorizontona, da cervejaria Backer.

O número de óbitos permanece o mesmo: foram quatro, sendo que, em um deles, a presença da substância tóxica já foi confirmada por exames de sangue. No total, exames em quatro pacientes apontaram o dietilenoglicol e os outros 17 seguem sob investigação.

Eles lembram, na nota, que “em decorrência das últimas evidências obtidas a recomendação vigente é de que, por precaução, nenhuma cerveja produzida pela Cervejaria Backer, independente de marca e lote, seja consumida”.

Riscos
Quem tiver produtos da marca em casa, acrescentam, não deve descartá-los no lixo comum, em pias ou vasos sanitários, por risco de contaminação e de que outras pessoas venham a ingerir a cerveja.

A orientação é para que eles sejam entreguem nos pontos de recepção, na vigilância sanitária municipal, nos núcleos estaduais de vigilâncias sanitárias e nos Procons.

No último sábado (18/01/2020), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou ter identificado mais 11 lotes da cerveja contaminados. No total, dez rótulos da marca já tiveram substâncias tóxicas identificadas: Belorizontina, Capixaba, Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown, Backer D2, Corleone e Backer Trigo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?