BA: dois jovens indígenas são mortos a tiros na BR-101
O crime ocorreu na BR-101, próximo a cidade de Itabela (BA), na terça-feira (17/1). Os jovens, do povo Pataxó, foram baleados nas costas
atualizado
Compartilhar notícia
Dois jovens indígenas do povo Pataxó foram mortos a tiros na BR-101, em Itabela (BA), enquanto pilotavam uma motocicleta, no final da tarde de terça-feira (17/1). Conforme testemunhas, eles foram baleados nas costas e na cabeça após serem perseguidos por homens em um carro.
Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e Nawy Brito de Jesus, 16 anos.
Nas redes sociais, a ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, lamentou a perda dos dois jovens devido a luta da demarcação de terras no extremo Sul da Bahia. “A violência autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento, segue matando”, escreveu.
Quando foram mortos, os jovens deslocavam-se do Povoado de Montinho (BA) para uma das fazendas ocupadas por um grupo indígena no processo de demarcação realizado pelos povos Pataxós da região do extremo sul.
Para Guajajara, a situação na região “está cada dia pior”. A ministra afirma que acompanhará de perto os acontecimentos na área e deve “requisitar ação imediata do Estado”.
Ontem perdemos dois jovens Pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação.
A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 18, 2023
A violência autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento, segue matando . A situação no Extremo Sul da Bahia, está cada dia pior, agora a tarde pistoleiros assassinaram dois indígenas em área de retomada do Território Barra Velha em Porto Seguro.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 18, 2023
O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela (BA). Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.
A polícia informou que mais detalhes sobre o crime não podem ser divulgados para não interferir na investigação do caso, uma vez que a região vive um grande conflito por posse de terras.
Em março do ano passado, um indígena de 22 anos foi morto em reserva Pataxó em Porto Seguro (BA).