metropoles.com

Azul, Gol, Latam e Passaredo vão remarcar passagens sem custos

Termo de Ajustamento de Conduta com o MPF e o governo federal foi assinado pelas companhias aéreas brasileiras nesta sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Avião pousando
1 de 1 Avião pousando - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um acordo foi assinado nesta sexta-feira (20/03) em São Paulo entre as quatro maiores companhias aéreas brasileiras, o governo federal e o Ministério Público Federal para que passageiros afetados pelo avanço da crise provocada pelo novo coronavírus possam remarcar passagens sem multas ou mesmo diferenças de tarifa. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê que a ausência de qualquer custo extra para a remarcação seja condicionada à manutenção dos mesmos locais de partida e chegada e à validade do bilhete (12 meses, a contar da data da compra).

A medida vale para todos que tiverem comprado passagens na Azul, na Gol, na Latam, na Passaredo ou na MAP para viagens previstas no período de 1º de março a 30 de junho de 2020. O TAC estipula que isso vale tanto para voos nacionais quanto para internacionais.

O acordo, porém, exige atenção dos consumidores. A isenção de custos adicionais não vale para trechos adquiridos via programas de fidelidade/milhagem, para operados por empresas parceiras das aéreas brasileiras (os chamados code-sharing ou interline) ou voos fretados.

“É uma grande vantagem obtida a favor do consumidor. Se o passageiro preferir cancelar o trecho e ficar com os créditos para aproveitar em um momento futuro também não haverá custos. Só haverá custos e taxas se o consumidor pedir o reembolso em dinheiro“, afirmou o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Luciano Timm.

Leia o acordo na íntegra:

Minuta Tac Aereas Senacon Mpf Final 20-03-20 PDF PDF by Lourenço Flores on Scribd

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?