Aviões da FAB enviados para buscar brasileiros decolam da China
A duração da volta é de aproximadamente 26 horas, descontadas as escalas. As aeronaves devem chegar ao Brasil na madrugada de domingo
atualizado
Compartilhar notícia
Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados para repatriar brasileiros de Wuhan, na China, área mais afetada pela epidemia do coronavírus, decolaram do país por volta das 17h desta sexta-feira (07/02/2020), horário de Brasília. O momento em que as aeronaves se preparavam para o táxi-aéreo foi publicado no perfil oficial da FAB no Twitter (veja abaixo).
Antes de embarcarem, os passageiros participaram de triagem feita pela equipe médica do Instituto de Medicina Aeroespacial (Imae), da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil.
Operação Regresso à Pátria Amada Brasil
As duas aeronaves VC-2 da FAB já decolaram de Wuhan para Ürümqi, na China, com os brasileiros que serão repatriados.#AsasqueProtegemOPaís #FABrepatriação #FAB #OperaçãoRegresso
— Força Aérea Brasileira ?? (@portalfab) February 7, 2020
Em coletiva de imprensa nesta tarde, o Ministério da Defesa afirmou que a previsão de voo é de 26 horas, sem contar as escalas. A estimativa de chegada das aeronaves em Anápolis (GO), onde os brasileiros ficarão em quarentena, é na madrugada de domingo (09/02/2020).
Os quartos onde passarão a quarentena são equipados com máscaras, luvas e artigos de higiene pessoal. Segundo a Força Aérea, os hotéis de trânsito tiveram de receber algumas adaptações para hospedar os passageiros e tripulantes vindos de Wuhan. A FAB adquiriu roupas de cama, berços, fraldas e cortinas antialérgicas.
Durante a estadia, as pessoas mantidas isoladas contarão com café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Todas as refeições serão acompanhadas por nutricionistas. Também terão acesso a serviços religiosos, de emergência, odontológico e apoio psicológico e pedagógico.