Avião que fará repatriação de brasileiros no Líbano decola do Rio
Aeronave KC-30 partiu à 0h47 desta quarta e deve fazer escala em Portugal. Expectativa é que cerca de 230 pessoas retornem em primeiro voo
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que a aeronave KC-30, que vai fazer a repatriação de brasileiros no Líbano, decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), à 0h47, desta quarta-feira (2/10) para Beirute, no Líbano.
O KC-30 tem previsão de realizar uma escala em Lisboa, em Portugal. Ao todo, são previstas 9h20 de voo do Brasil até o destino. O trabalho é coordenado entre os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa.
A missão tem sido chamada pela FAB de Operação “Raízes do Cedro”. A expectativa é que de 230 a 240 pessoas sejam retiradas do Líbano e trazidas ao Brasil neste primeiro voo. O resgate foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (30/9).
A FAB divulgou que a tripulação envolvida na missão é composta por tripulantes operacionais da aeronave, médico, enfermeiro e psicólogo.
Até o momento, o Itamaraty divulgou que mais de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em deixar o país e retornar ao Brasil.
O Líbano é alvo de ataques de mísseis de Israel e também de uma incursão terrestre pelas Forças Armadas do país. A tensão escalou na região após o Irã atacar Israel também com mísseis.