metropoles.com

Avião que caiu no MT era parecido com o de Marília Mendonça

Aeronaves se assemelham principalmente pelo peso máximo de decolagem, estrutura e quantidade de motores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de avião pegando fogo após queda - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de avião pegando fogo após queda - Metrópoles - Foto: Reprodução

O avião que caiu em na zona rural de Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá (MT), nesta quinta-feira (15/8), é da mesma família da aeronave que também colidiu com o solo e matou a cantora Marília Mendonça, em novembro de 2021. As semelhanças entre os aviões se referem à capacidade de ocupantes, peso e estrutura.

Ambas têm peso máximo declarado de decolagem: 4.756 kg. O avião onde estava a cantora tem sete assentos, e a do acidente desta quinta conta com oito. Os números incluem o lugar do piloto. Outro ponto em comum é a propulsão, as duas são do tipo turboélice. As diferenças ficam por conta da tecnologia.

O modelo no qual estava Marília Mendonça é o C90A. O que estava Spiering é um C90GTI. “O C90A foi uma atualização do F90, com algumas melhorias e descontinuado em 1992. Ele tem um motor mais fraco que o GTi, que começou a ser produzido a partir de 2007, afirmou o especialista em segurança de voo Bruno Pugliesi Goi.

“O C90GTi tem uma grande atualização de painel, motor melhor e novas tecnologias. Eles são da mesma família, mas o GTi carrega mais bagagem, combustível, e é mais desenvolvido”, completa o especialista.

Cinco pessoas morreram no acidente desta quinta. O avião pertencia ao produtor rural Arni Alberto Spiering, de 70 anos. Ele estava com os dois netos, um funcionário de fazenda e o piloto.

A aeronave de Spiering, de prefixo PS-AAS, foi fabricada em 2010 pela Hawker Beechcraft e estava com o certificado de aeronavegabilidade válido até 3 de outubro deste ano. O avião no qual estava Marília Mendonça havia sido fabricado em 1984 pela Beech Aircraft. Assim como a de Spiering, a aeronave podia realizar voos noturnos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?