Avião “baleia” pousa em Campinas (SP) nesta segunda
O cargueiro chega ao Aeroporto de Viracopos após partir da França, pousar no Senegal e pernoitar em Fortaleza (CE)
atualizado
Compartilhar notícia
O avião Airbus Beluga ST, um cargueiro também conhecido como “avião baleia”, pousa no Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas (SP), próximo das 16h desta segunda-feira (25/7).
Ele chegará de Fortaleza (CE), onde pernoitou após chegar da França com parada no Senegal. Essa é a primeira viagem do cargueiro na América Latina.
Ele transporta um helicóptero ACH160, que a Airbus, fabricante de ambas as aeronaves, está trazendo para um cliente brasileiro. Veja o pouso na capital cearense:
Ver esta publicação no Instagram
Em Fortaleza, o formato diferenciado do avião chamou a atenção de quem estava no local.
Em Campinas, a Polícia federal e a Polícia Militar Rodoviária já se preparam para evitar acidentes, uma vez que seria possível motoristas na Rodovia Santos Dumont pararem próximo à pista para contemplar o gigante.
A aeronave
O apelido do avião se deve ao formato não convencional: possui uma protuberância na parte superior semelhante à testa de uma baleia beluga. Tem 56,16 metros de comprimento, 17,25 metros de altura e 44,84 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas).
É um dos maiores cargueiros no mercado, consegue suportar cargas de até 39 metros de comprimento, 7,1 metros de largura e 6,7 metros de altura, com peso de até 40 toneladas.
Isso significa que, apesar de ter uma capacidade de volume grande, maior que os concorrentes Lockheed C-5 Galaxy e Antonov An 124, não suporta tanto peso quanto esses dois. Como comparação, o C-5 leva 129 toneladas e o Antonov até 120 toneladas.
A aeronave é usada para frete para cargas de dimensões grandes, já transportou de satélites e veículos espaciais até itens de ajuda humanitária.