Avião abatido pela FAB transportava 500kg de pasta-base de cocaína
A operação que culminou com a derrubada da aeronave começou em Mato Grosso. Piloto da Aeronáutica ordenou a mudança de rota e o pouso
atualizado
Compartilhar notícia
A aeronave interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira (25/4) transportava 500 quilos de pasta-base de cocaína. A informação foi confirmada pelo governo de Mato Grosso, que realiza uma operação no Pantanal em busca dos destroços do avião, que está submerso.
Quatro aeronaves participaram da interceptação, que seguiu, segundo a assessoria da FAB, todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, incluindo o tiro de aviso, até chegar à última e mais drástica: o disparo de detenção.
A operação que culminou com o abate começou em Mato Grosso. Um piloto da FAB ordenou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), porém, o condutor do avião interceptado não obedeceu.Postura ofensiva
Foi necessário que a defesa aérea adotasse uma postura mais ofensiva. Sem retorno nas comunicações, houve o disparo final. O veículo aéreo abordado não tinha plano de voo e tentou fazer um pouso forçado num lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, quando, então, foi feita a apreensão da carga ilegal pela Polícia Federal e pela Policia Militar de Mato Grosso.