Avenida que divide Aparecida e Goiânia passa por revitalização
Avenida ganhou nova capa asfáltica, iluminação de LED, ciclovia, pista de caminhada e paisagismo, com pergolados e bancos de descanso
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, inaugurou nessa quinta-feira (4/7), a revitalização de 5,5 quilômetros da Avenida Rio Verde. O projeto de revitalização é fruto de uma parceria entre o município e a Prefeitura de Goiânia.
O trecho entre o Terminal do Cruzeiro e a GO-040 conta agora com uma moderna infraestrutura de pavimentação e equipamentos públicos para benefício da população. A obra foi feita por meio das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
A Avenida Rio Verde é uma das principais rotas de acesso a Aparecida, e faz divisa com a capital. O trecho de 5,5 km interliga o Terminal Cruzeiro a Rodovia Estadual GO-040 ganhou canteiros centrais revitalizados, nova capa asfáltica, iluminação em LED e ciclovias. Para os pedestres a via também se tornou mais acessível com rampas e a implantação de bancos, pergolados e paisagismo.
Avenida importante
A via, além de ser um forte ponto do comércio local, faz a ligação entre as duas cidades e percorre bairros como Cruzeiro do Sul, Bairro Hilda, Vila Rosa, Vila Mariana e Jardim Helvécia, no lado de Aparecida. São cerca de 28 ilhas no canteiro central e pista de ciclismo em dois sentidos. A revitalização também garante maior acessibilidade para pessoas com deficiência, tendo implantados piso tátil e rebaixamento nas faixas de pedestres.
A obra inclui ainda a reconstrução das galerias pluviais em pontos de alagamento e melhorias na sinalização viária, além da substituição de 287 luminárias convencionais por lâmpadas de LED, garantindo maior segurança e conforto à noite. No paisagismo, a Avenida conta agora com mudas de plantas nativas e gramado renovado.
Quem também ganha com a revitalização são os empresários da Avenida. Edson Aires, um dos pioneiros na venda de motos em Aparecida, conta que esperava este benefício há 25 anos. “Eu só tenho a agradecer a vocês dois (Vilmar e Rogério). Quando montamos a loja aqui, a Avenida deixava a desejar e sempre foi o meu sonho e de outros empresários que essa via fosse reformada e ganhasse benefícios como boa iluminação e bom asfalto. E agora ela tem isso e muito mais”, enalteceu.
Manuel Antônio dos Santos, taxista em Aparecida há 40 anos, ressaltou os benefícios para sua profissão. “Eu acho importante (a revitalização), porque a gente trafega muito, os buracos acabam danificando nossos veículos, trazendo prejuízos e ainda colocando nossas vidas em risco de acidente. Agora está muito melhor, tudo novinho, a avenida ficou bonita, é uma coisa boa para a gente que se sente bem andando por aqui”, comemorou o motorista.
Cidade em obras
O secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Mário Vilela, relembrou que foi na Avenida Rio Verde o início da frente de recapeamento que a cidade recebe. Por meio do Programa de Investimentos Aparecida 100 Anos, o município irá revitalizar 300 km de pavimentação asfáltica.
O programa também contempla a pavimentação asfáltica de 17 bairros, implantação de bueiros celulares e pontes. Outras obras de infraestrutura, recuperação de parques e praças e reforma de equipamentos públicos também estão sendo realizadas para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia