Avanço de peixe devorador pelo litoral brasileiro preocupa especialistas
Registro da primeira aparição do peixe-leão no litoral brasileiro é datada em dezembro de 2020 nos litorais do Amapá e Pará
atualizado
Compartilhar notícia
O avanço de um peixe devorador nas praias do Nordeste está preocupando especialistas. O peixe-leão (foto em destaque) é uma espécie invasora no oceano Atlântico que ocupou o litoral norte brasileiro. De acordo com cientistas, o animal não é ameaçado por qualquer predador em águas nacionais e pode ocupar todo litoral do país.
O registro da primeira aparição do peixe-leão no litoral brasileiro é datada em dezembro de 2020. Ele foi visto em recifes com 100 metros de profundidade nas costas do Amapá e no Pará, vindo do Caribe.
Segundo a coluna do Carlos Madeiro do Uol, o animal foi encontrado, no último fim de semana, na ilha de Itamaracá, localizada na região metropolitana do Recife.
Ao portal, o pesquisador Marcelo Soares, do Labomar da Universidade Federal do Ceará (UFC), ressaltou que a invasão é a mais rápida que ele já viu na história e afirmou que isso traz uma situação gravíssima.
De acordo com o especialista, o primeiro peixe da espécie achado no país tinha 14 cm. Em comparação com os animais de 38 cm que estão sendo achados no litoral norte do país, a diferença de tamanho implica num avanço de terreno.
Normalmente, o peixe-leão se desenvolve em recifes mais fundos e, sem seguida, espalha-se pela costa. Mas no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, já apareceu em áreas costeiras com menos de um metro de profundidade.