Avanço da Covid leva a fechamento da Câmara de Vereadores de Goiânia
Medida vale pelos próximos oito dias, para desinfecção do prédio do Legislativo. Quatro parentes de vereadores morreram nos últimos dias
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O alerta provocado pelo aumento de casos de Covid-19 em Goiás pressionou o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), a suspender todas as atividades legislativas e administrativas na Casa pelos próximos oito dias, para desinfecção do prédio. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (24/2).
As atividades serão retomadas somente no mês que vem, na sexta-feira (5/3), em meio expediente e com quadro de pessoal reduzido. O plenário retoma as sessões ordinárias no dia 9 de março – presenciais, com possibilidade de participação remota dos vereadores. As unidades administrativas funcionarão com 30% da capacidade de ocupação (das 7 horas às 13 horas), e os gabinetes, com 50%.
A ordem segue recomendação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da câmara municipal, que, até semana passada, havia identificado 75 casos de coronavírus confirmados entre 1,1 mil servidores e 130 jovens aprendizes. A Prefeitura de Goiânia também endureceu medidas para conter o avanço da pandemia.
Anunciada durante sessão em plenário, a suspensão das atividades será publicada em Portaria do Legislativo, ainda nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município (DOM).
Determinação anterior
A medida é mais uma tentativa de conter a disseminação do coronavírus na capital. Na terça-feira (16/2), a Câmara Municipal de Goiânia já havia endurecido as regras de circulação de pessoas no local, conforme antecipou o Metrópoles.
A decisão foi anunciada em plenário, um dia depois de o Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp) atingir pela primeira vez 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.
Na semana passada, foi determinado o fechamento de galerias para visitantes e tribunas destinadas a assessores parlamentares e à imprensa, por tempo indeterminado. O plenário continua restrito a vereadores.
A medida ocorreu após morte de familiares de vereadores, um deles no último sábado (13/2) e dois deles três dias antes, em meio ao agravamento da pandemia na capital. O pai de outro vereador também foi vitimado pela doença.
Casos na capital e no Estado
De acordo com Informe Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, até as 11h30 desta quarta-feira, a capital já havia registrou 109.497 casos confirmados, 2.594 mortes, 8.293 internações — 3.699 delas em UTI — e 106.090 recuperações.
O estado de Goiás já contabilizou 8.362 mortes por causa de complicações da Covid-19, entre os 384.124 casos confirmados. A atualização dos números foi feita no painel on-line, criado e atualizado em tempo real pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).