Av. Paulista faz aniversário com aglomeração para entrada de graça em museu
Público jovem foi atraído pela entrada gratuita no Masp; museu e outras seis instituições lançaram site de programação cultural integrada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O endereço mais famoso da cidade de São Paulo faz aniversário hoje. A avenida Paulista completa 129 anos com celebração tímida, mas aguardada por um público ansioso por sair de casa, mesmo com a alta de casos de Covid-19.
O Metrópoles registrou uma aglomeração no vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). O casal Robsom Liz Ferreira e Marco Antônio Ferreira estava na fila e conversou com a reportagem, por uma rede social. “Sim, teve uma fila, mas nós todos estávamos ao ar livre e havia uma certa distância, sim. No museu não havia aglomeração. É primeira vez que fomos ao Masp desde março. Antes, passar na Paulista era nosso passeio semanal. Como fica a saúde mental da população? A [rua] 25 de março está fervendo, ônibus lotado, mas o governo restringe passeio em parque e em museu, que é bem menos perigoso”, declarou Marco.
Segundo os entrevistados, na saída do museu já não havia mais fila.
O casal foi ao Masp atraído pela exposição de obras do pintor e escultor Edgar Degas e pela entrada gratuita. Nesta terça (8/12), na quarta (9/12) e no próximo fim de semana, na Virada Cultural, a visita ao Masp é gratuita.
Segundo a assessoria do Masp, o museu adota uma série de medidas de segurança sanitária, de acordo com as recomendações da Prefeitura e do Comitê Internacional de Museus. “As normas incluem distanciamento social mínimo de 1,5 m, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de totens de álcool gel, capacidade e horário de funcionamento reduzidos. Os orientadores de público estão atentos e zelando o tempo todo para que as regras sejam cumpridas. Lembramos que no vão livre, inclusive, há marcas no piso para que o público respeite o distanciamento.”
O Masp também enviou à reportagem fotografia feita da fila do museu às 14h50, com fila demarcada para que as pessoas não se aproximem umas das outras.
Paulista Cultural
Para celebrar o aniversário da avenida, além do Masp, outros seis estabelecimentos culturais lançaram na manhã desta terça-feira (8/12) o site Paulista Cultural, que reúne a programação individual e as atividades conjuntas de Masp, Instituto Moreira Salles (IMS), Japan House, Centro Cultural Fiesp, Itaú Cultural, Sesc Avenida Paulista e Casa das Rosas. A iniciativa tem patrocínio do Banco Itaú.
A associação Paulista Viva também anunciou que, entre 10 de dezembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021, o parque Trianon terá iluminação especial, e uma árvore de Natal de 10 metros estará instalada na Praça do Ciclista.