Auxílio Brasil: Aparecida (GO) chama beneficiários para acompanhamento
Ação abrange crianças de 0 a 7 anos e também grávidas que já recebem o benefício e mulheres de 14 a 44 anos. Atendimento é na rede de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) residentes em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, estão sendo convocados para o acompanhamento obrigatório do benefício. Para tanto, as pessoas devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências.
O comparecimento é requisito obrigatório para a manutenção do auxílio. No local, é feito o monitoramento do estado nutricional, do pré-natal e da caderneta da vacinação das crianças.
“Convocamos os responsáveis para que tragam as crianças de 0 a 7 anos, e também as grávidas que já recebem o benefício e mulheres de 14 a 44 anos”, informa a chefa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Bruna Aniele.
A gestora destaca que o acompanhamento precisa ser feito uma vez por semestre, de janeiro até junho (primeira vigência), e depois de julho a dezembro. “E se porventura alguém comparecer a uma unidade que não é a sua referência, essa pessoa será atendida e depois informada a ir no local correto da próxima vez”, avisa ela.
Onde fazer
Bruna Aniele informa que todas as UBS fazem esse acompanhamento e também o Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) do setor Colina Azul, o Centro de Saúde Papillon Park, o Centro de Atendimento Ambulatorial, e, especificamente para os moradores da região do Garavelo, a referência é a UBS Buriti Sereno. Já os moradores da região da Vila Brasília devem ir na Maternidade Marlene Teixeira.
A prefeitura está preocupada pelo fato de que a procura vem sendo muito baixa. “Há pessoas que não sabem que devem fazer o acompanhamento e correm o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado”, salienta a gestora.
Necessidade
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a pesagem no Auxílio Brasil é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e é determinante para o recebimento do pagamento. O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado a cada seis meses, conforme for solicitado. Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar com documentos pessoais, de preferência o CPF e número do NIS e também levar a Caderneta da Criança e a Caderneta da Gestante.
A Política Nacional de Atenção Básica (2017) destaca que é de responsabilidade comum a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Primária acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Auxilio Brasil as condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias.
A convocação abrange crianças de 0 a 7 anos e também as grávidas que já recebem o benefício e mulheres de 14 a 44 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o acompanhamento e não ter o benefício suspenso ou cancelado.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.