metropoles.com

Auxílio Brasil: Aparecida (GO) chama beneficiários para acompanhamento

Ação abrange crianças de 0 a 7 anos e também grávidas que já recebem o benefício e mulheres de 14 a 44 anos. Atendimento é na rede de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vista aérea de Aparecida de Goiânia (GO)
1 de 1 Vista aérea de Aparecida de Goiânia (GO) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) residentes em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, estão sendo convocados para o acompanhamento obrigatório do benefício. Para tanto, as pessoas devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências.

O comparecimento é requisito obrigatório para a manutenção do auxílio. No local, é feito o monitoramento do estado nutricional, do pré-natal e da caderneta da vacinação das crianças.

“Convocamos os responsáveis para que tragam as crianças de 0 a 7 anos, e também as grávidas que já recebem o benefício e mulheres de 14 a 44 anos”, informa a chefa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Bruna Aniele.

A gestora destaca que o acompanhamento precisa ser feito uma vez por semestre, de janeiro até junho (primeira vigência), e depois de julho a dezembro. “E se porventura alguém comparecer a uma unidade que não é a sua referência, essa pessoa será atendida e depois informada a ir no local correto da próxima vez”, avisa ela.

Onde fazer

Bruna Aniele informa que todas as UBS fazem esse acompanhamento e também o Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) do setor Colina Azul, o Centro de Saúde Papillon Park, o Centro de Atendimento Ambulatorial, e, especificamente para os moradores da região do Garavelo, a referência é a UBS Buriti Sereno. Já os moradores da região da Vila Brasília devem ir na Maternidade Marlene Teixeira.

A prefeitura está preocupada pelo fato de que a procura vem sendo muito baixa. “Há pessoas que não sabem que devem fazer o acompanhamento e correm o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado”, salienta a gestora.

Necessidade

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a pesagem no Auxílio Brasil é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e é determinante para o recebimento do pagamento. O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado a cada seis meses, conforme for solicitado. Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar com documentos pessoais, de preferência o CPF e número do NIS e também levar a Caderneta da Criança e a Caderneta da Gestante.

A Política Nacional de Atenção Básica (2017) destaca que é de responsabilidade comum a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Primária acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Auxilio Brasil as condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias.

A convocação abrange crianças de 0 a 7 anos e também as grávidas que já recebem o benefício e mulheres de 14 a 44 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o acompanhamento e não ter o benefício suspenso ou cancelado.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?