metropoles.com

Auxílio: 40% de cidades não cadastraram famílias. Prazo acaba nesta 3ª

Prazo para as prefeituras enviarem dados das famílias beneficiárias termina nesta terça-feira (25/6). Municípios pedem mais tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Acnur/Eduardo Aigner
Imagem colorida de homem atravessando enchente em Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de homem atravessando enchente em Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Acnur/Eduardo Aigner

As prefeituras do Rio Grande do Sul (RS) têm até esta terça-feira (25/6) para cadastrar os moradores que receberão o Auxílio Reconstrução. O benefício do governo federal concede uma parcela única de R$ 5,1 mil para as pessoas afetadas pelas enchentes no estado gaúcho.

Até essa segunda-feira (24/6), 179 municípios ainda não tinham repassado para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional os dados dos residentes que se encaixam para receber a quantia. O número corresponde a 40% das 444 cidades contempladas pelo auxílio.

O governo federal montou uma força-tarefa para apoiar as prefeituras que enfrentam dificuldades para cadastrar famílias. Após o encerramento do prazo, as análises dos dados já enviados continuarão sendo feitos até a conclusão de todas as avaliações, mas não será possível incluir novas famílias.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) enviou um ofício ao governo federal pedindo mais 10 dias para o cadastramento.

Quando as prefeituras enviam as informações, cabe aos cidadãos validarem. Para isso, eles precisam ir até a página do Auxílio Reconstrução e selecionar “Sou cidadão”.

Até o momento, o governo pagou o auxílio a 226,5 mil famílias gaúchas, totalizando R$ 1,1 bilhão. A expectativa é chegar a 375 mil beneficiários.

O benefício é para ajudar as famílias que perderam imóveis e bens durante as fortes chuvas. Apesar disso, elas podem escolher livremente como usar o dinheiro.

Cidadãos com conta na Caixa receberão o pagamento de forma automática, mas quem não estiver vinculado à instituição, o banco abrirá uma conta, que pode ser movimentada pelo Caixa Tem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?