Auxílio: 40% de cidades não cadastraram famílias. Prazo acaba nesta 3ª
Prazo para as prefeituras enviarem dados das famílias beneficiárias termina nesta terça-feira (25/6). Municípios pedem mais tempo
atualizado
Compartilhar notícia
As prefeituras do Rio Grande do Sul (RS) têm até esta terça-feira (25/6) para cadastrar os moradores que receberão o Auxílio Reconstrução. O benefício do governo federal concede uma parcela única de R$ 5,1 mil para as pessoas afetadas pelas enchentes no estado gaúcho.
Até essa segunda-feira (24/6), 179 municípios ainda não tinham repassado para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional os dados dos residentes que se encaixam para receber a quantia. O número corresponde a 40% das 444 cidades contempladas pelo auxílio.
O governo federal montou uma força-tarefa para apoiar as prefeituras que enfrentam dificuldades para cadastrar famílias. Após o encerramento do prazo, as análises dos dados já enviados continuarão sendo feitos até a conclusão de todas as avaliações, mas não será possível incluir novas famílias.
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) enviou um ofício ao governo federal pedindo mais 10 dias para o cadastramento.
Quando as prefeituras enviam as informações, cabe aos cidadãos validarem. Para isso, eles precisam ir até a página do Auxílio Reconstrução e selecionar “Sou cidadão”.
Até o momento, o governo pagou o auxílio a 226,5 mil famílias gaúchas, totalizando R$ 1,1 bilhão. A expectativa é chegar a 375 mil beneficiários.
O benefício é para ajudar as famílias que perderam imóveis e bens durante as fortes chuvas. Apesar disso, elas podem escolher livremente como usar o dinheiro.
Cidadãos com conta na Caixa receberão o pagamento de forma automática, mas quem não estiver vinculado à instituição, o banco abrirá uma conta, que pode ser movimentada pelo Caixa Tem.