metropoles.com

Autuações do Ibama na Amazônia aumentaram mais de 50% no governo Lula

Estudo que mostra relação entre crimes ambientais e facções criminosas identifica aumento de autuações por infrações ambientais na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Campos/ Ibama
Foto colorida de equipe do Ibama em embarcações - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de equipe do Ibama em embarcações - Metrópoles - Foto: Ricardo Campos/ Ibama

As autuações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Amazônia Legal aumentaram no primeiro ano do governo Lula.

Durante o ano de 2023, foram 12,3 mil registros de autuações por infrações ambientais. Isso representa crescimento de 50,8% em relação ao ano anterior. A maior parte das infrações é de crimes contra a flora. São casos como desmatamento para garimpo e pecuária.

Esse mesmo tipo de infração registrou aumento de 34% no resto do país. Ou seja, o incremento de autuações foi maior na Amazônia Legal.

Esses números fazem parte do estudo “Cartografia das Violências na Amazônia”, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em parceria com o Instituto Mãe Crioula (IMC), divulgado nesta quarta-feira (11/12).

O estudo identificou aumento de 46% no número de cidades da Amazônia com a presença de facções criminosas, em comparação com a mesma pesquisa do ano anterior. A pesquisa também destacou a relação crescente entre narcotraficantes e crimes ambientais, como desmatamento e garimpo ilegal.

“Tráfico de drogas, crimes ambientais, grilagem de terra e outros tipos de ilegalidades são faces de uma mesma Hidra de Lerna [monstro mitológico] que não serão vencidas isoladamente”, afirma um trecho do relatório.

Facções na Amazônia

A facção carioca Comando Vermelho está presente em 130 municípios da Amazônia, enquanto o paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) atua em 28 cidades.

Além disso, grupos autônomos, como a Tropa do Castelar, uma dissidência do Comando Vermelho em Mato Grosso, e os Piratas do Solimões, especializados em roubo de cargas de embarcações, ampliam o cenário de criminalidade na região.

A Amazônia Legal é composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?