metropoles.com

Autoridades lamentam morte do ex-ministro Delfim Netto: “Protagonista”

Delfim Netto tinha 96 anos e estava internado desde a semana passada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Delfim Netto
1 de 1 Delfim Netto - Foto: null

Autoridades do mundo político em diferentes espectros ideológicos lamentaram, nesta segunda-feira (12/8), o falecimento do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. O economista tinha 96 anos e estava internado, desde a segunda da semana passada (5/8), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Profundo conhecedor das ciências econômicas, ocupou papel altivo na história do Brasil desde 1967, quando se tornou, aos 38 anos, o mais jovem ministro do país”, lembrou o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em nota de pesar, o senador prestou condolências a amigos e familiares.

4 imagens
Delfim Netto, responsável pelo "Milagre Econômico" no país
Delfim Netto em reunião com equipe econômica
Delfim Netto votou pelo AI-5
1 de 4

Delfim Netto, ex-ministro e deputado federal

Valter Campanato/Agência Brasil
2 de 4

Delfim Netto, responsável pelo "Milagre Econômico" no país

Antonio Andrade/Keystone/Hulton Archive/Getty Images
3 de 4

Delfim Netto em reunião com equipe econômica

Arquivo Nacional
4 de 4

Delfim Netto votou pelo AI-5

Reprodução/YouTube

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha definiu Delfim Netto como “um dos mais inteligentes e preparados que tive a oportunidade de conhecer”. “O Brasil perde um de seus melhores quadros da nossa história. Que Deus possa estar confortando a família”, completou.

O deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) lembrou ter conhecido o ex-ministro durante a Constituinte. “Vi um homem inteligente, educado e sarcástico”, relembrou. “Na democracia, sucessivamente eleito, mostrou-se uma direita com ideias, de diálogo. Diferente da que predomina hoje”, pontuou Alencar.

A senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS) também prestou condolências aos familiares e amigos, e homenageou Delfim Netto. “Sua trajetória se confunde com a história do Brasil, tendo sido protagonista e testemunha de fatos fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”, disse.

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) destacou Delfim Netto como “um grande economista, pensador do nosso tempo, conselheiro e político”.

Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante afirmou ter recebido a notícia do falecimento com tristeza e ressaltou o respeito à atuação do ex-ministro apesar as divergências na política e no debate econômico.

“Fomos deputados no mesmo período histórico e estivemos na Comissão de Economia, espaço público em que havia um debate qualificado sobre as políticas de desenvolvimento nacional”, citou Mercadante.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli também se manifestou e lembrou a trajetória de Delfim Netto desde a origem humilde. “Conselheiro de vários presidentes da República após a redemocratização, soube valorizar as políticas de distribuição de renda e de inclusão social. Sua atuação no período mais duro do regime militar deverá ser lembrada, mas é inegável que o Brasil perdeu hoje um de seus maiores intelectuais e pensador da nação brasileira”, afirmou em nota de pesar.

O também ministro do STF Gilmar Mendes afirmou: “De ministro do governo militar a deputado constituinte, com seguidos mandatos até 2007, Delfim soube acompanhar nossa evolução política, deixando sua marca no pensamento econômico nacional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?