metropoles.com

Aumento de instabilidades no X indica que bloqueio já começou

Suspensão acontece de forma gradual, até que mais de 20 mil provedores de internet cumpram a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaque Silva/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida ilustrativa do X no Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida ilustrativa do X no Brasil - Metrópoles - Foto: Jaque Silva/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Avisos de “Os posts não estão sendo carregados” e “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página” dão os primeiros sinais de que o bloqueio do X (antigo Twitter) já começou a ser feito pelas operadoras à 0h deste sábado (31/8). Nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata da rede social no Brasil.

Por ordem do magistrado, a Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel) notificou as mais de 20 mil provedores de internet para a interrupção das atividades da plataforma.

A instabilidade no X foi relatada por usuários em outras plataformas, como Instagram e Facebook.

“Meu Twitter [agora X] morreu. Descanse em paz”, disse uma internauta em uma publicação no Facebook. “Não consigo mais acessar o X. A timeline não carrega”, escreveu outra, dessa vez em uma publicação no Instagram.

Afinal, o X vai acabar?

Não, o X não vai acabar. No entanto, em território brasileiro, a plataforma não irá mais funcionar.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X devido ao descumprimentos de decisões judiciais e a falta de um representante legal da plataforma no Brasil.

O prazo para o dono do X, Elon Musk, responder às solicitações feitas por Moraes e não ter a plataforma retirada do ar expirou às 20h07 dessa quinta-feira (29/8).

Antes de tomar a decisão, Moraes acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR), que deu parecer favorável ao bloqueio. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ressaltou que o X poderia ter recorrido, mas optou por desprezar as determinações da mais alta Corte do país.

Acessar o X com VPN acarreta em multa

Muitos usuários do X cogitaram o uso dos VPNs — aplicativos ou sites usados para maquiar a localização do usuário de internet —, para seguir acessando a plataforma.

No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, em decisão divulgada nesta sexta-feira (30/8), estabeleceu uma multa diária no valor de R$ 50 mil para quem insistir em usar a rede social no Brasil.

Diversos internautas já começaram a migrar para outras plataformas semelhantes ao X, como o Threads, Mastodon e Bluesky.

A Bluesky, inclusive, registrou recorde de acessos nesta sexta. Através do perfil oficial, a plataforma deu boas-vindas aos brasileiros. “Brasil, você está estabelecendo novos recordes de atividade no Bluesky”.

A empresa ainda disponibilizou um espaço para os novos usuários tirarem dúvidas sobre a plataforma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?