metropoles.com

Aumento de até 10% no preço da cerveja será repassado aos consumidores, diz Abrasel

Ambev informou que vai subir o preço das cervejas no mercado. Setor de bares e restaurantes diz não ter como absorver o reajuste sem repasse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Cerveja
1 de 1 Cerveja - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) confirmou, nesta quarta-feira (29/9), que a cerveja vai ter um aumento a partir do mês de outubro. “A expectativa é de que o reajuste acompanhe a inflação acumulada nos últimos 12 meses e fique em até 10%”, ressalta.

A Abrasel disse ainda que 37% do setor de bares e restaurantes opera atualmente com prejuízo; em São Paulo, esse número chega a 50%. “Novo aumento de custos deverá ser repassado imediatamente ao consumidor”, ressaltou a entidade.

A Ambev informouna noite de terça-feira (28/9), que vai aumentar o preço das cervejas no mercado. A empresa é dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois.

De acordo com o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, haverá diferença entre os estados. “Acreditamos que São Paulo deve seguir a inflação, mas nos outros estados esse aumento ficará entre 6% e 8%. No Rio de Janeiro, por exemplo, nossa expectativa é de que fique em torno de 7%.”

Solmucci afirmou ainda que o reajuste anunciado pela cervejaria, embora compreensível em função da alta nos insumos e do dólar, não é desejável nem bem recebido. “O setor está hiperpressionado por aumento de custos na luz, no aluguel, nos alimentos, no combustível, que afeta o delivery, por exemplo. Não suporta novo aumento sem repassar para o consumidor. É o que acreditamos que vai acontecer instantaneamente”, afirma.

Para o presidente da Abrasel, o reajuste proposto pela Ambev abre as portas para que as outras cervejarias façam o mesmo. “Há uma referência de preços no mercado ditada pela Ambev. Quando ela aumenta, as concorrentes acompanham a decisão”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?