metropoles.com

MG: sobe para 5 número de cidades sem aulas após mortes de 3 crianças

Há a suspeita de que uma bactéria tenha infectado as vítimas em São João Del-Rei, mas Secretaria de Saúde não confirma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sobe para 5 o número de cidades que suspenderam aulas
1 de 1 Sobe para 5 o número de cidades que suspenderam aulas - Foto: Reprodução

Após a morte de três crianças de 3, 10 e 11 anos, em São João del-Rei (MG), cidades vizinhas, na região do Campo das Vertentes, estão suspendendo as aulas desta semana das escolas municipais. A interrupção serve para a desinfecção dos móveis e objetos, pois existem suspeitas de contaminação pela bactéria Streptococcus.

As crianças que morreram tiveram sintomas como febre e dor de garganta. Outras quatro crianças estão internadas em hospitais de São João Del-Rei com esses mesmos sintomas.

Até o momento, cinco cidades já confirmaram paralizações: São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas. Outros municípios ao redor não aderiram a ação, mas acompanham os casos. Em Barbacena, a prefeitura informou estar monitorando a situação, em conjunto com equipes especializadas da Vigilância Hospitalar de Epidemiologia e Unidades de Saúde.

Em Conceição da Barra de Minas, a paralização ocorre nessa quinta e sexta-feira (26 e 27 de outubro) para desinfecção da Escola Municipal Professor Joaquim Pinto Lara. Em Ritápolis, a suspensão das aulas acontecerá apenas na sexta-feira (27/10).

Praças e outros espaços públicos também estão passando por desinfecção.

“Diante das atuais preocupações relacionadas a uma bactéria, estamos intensificando os protocolos de higiene, seguindo as práticas sanitárias que se mostraram eficazes durante o período da pandemia da Covid-19”, informou a prefeitura de Ritápolis.

Na cidade de Barroso, o Executivo informou estar retomando as medidas de distânciamento e higienização do protocolo contra o Covid-19, e aconselhou pais a não enviarem seus filhos para as escolas, em caso de sintomas. Embora a prefeitura, por meio de nota, comunicou a população que “não há registros de nenhuma criança no município com os sintomas da doença causada pela bactéria do tipo streptococcus.”

SES-MG descarta epidemia

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou não haver critérios sufucientes para classificar o ocorrido como epidemia. Em nota, a pasta ressaltou que acompanha os óbitos de perto e que amostras estão sendo analisadadas em laboratório. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Ciesvs Minas) é quem conduz às investigações do caso.

Nesta quinta-feira (26/10), secretário de estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti disse que não há confirmação de que a bactéria esteja causando mortes de crianças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?