metropoles.com

Augusto Heleno e Paulo Skaf são nomeados para o Conselho da República

Os dois serão titulares. Ex-chefe de gabinete de Bolsonaro e líder do PSL na Câmara foram nomeados suplentes do colegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
General Augusto Heleno cpi - Metrópoles
1 de 1 General Augusto Heleno cpi - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou, nesta sexta-feira (19/2), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, para integrarem o Conselho da República.

Ambos serão titulares do conselho, criado por lei em 1990 para deliberar sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. O colegiado é presidido pelo presidente da República, responsável por convocar as reuniões.

Em fevereiro de 2018, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro foi chancelada pelos Conselhos da República e de Defesa Nacional, convocados pelo então presidente, Michel Temer (MDB).

O órgão é composto pelo vice-presidente da República, pelos presidentes da Câmara e do Senado, pelos líderes da maioria e da minoria da Câmara e do Senado, pelo ministro da Justiça e por seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos de idade. Entre eles dois são nomeados pelo presidente, dois pela Câmara e dois pelo Senado.

General Heleno e Paulo Skaf substituirão Jorge Luiz Macedo Bastos, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e Carlos Velloso, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ambos haviam sido nomeados pelo ex-presidente Michel Temer em 2018.

Além de Skaf e Heleno, também foram nomeados, como suplentes, o ministro-interino da Secretaria-Geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Bolsonaro Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa e o deputado federal e líder do PSL na Câmara Vitor Hugo (GO).

A atividade dos membros do Conselho da República não é remunerada e o mandato tem três anos, sendo impedida a recondução.

As nomeações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU). Veja:

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?