metropoles.com

Auditores fazem fiscalização mais rígida em bagagens de passageiros

Greve da categoria de auditores-fiscais da Receita se intensifica e passa a atingir também passageiros de principais aeroportos do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aeroporto JK – ranking do aeroportos mais pontuais
1 de 1 Aeroporto JK – ranking do aeroportos mais pontuais - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os auditores-fiscais da Receita Federal vão intensificar a fiscalização e ampliação de amostragem nas bagagens de passageiros que chegarem ao país nesta terça-feira (30/1).

A operação-padrão já está prevista para acontecer em pelo menos 10 aeroportos, incluindo os maiores do Brasil, como Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ), Confins (MG), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

Na semana passada, os auditores-fiscais fizeram greve nos portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados com foco nas cargas. Durante o período, só foram feitas as liberações de cargas perecíveis, vivas e perigosas, além de medicamentos e alimentos.

Agora, a operação ocorre também com as bagagens, o que pode ocasionar filas no interior dos aeroportos. Há também expectativas de que a ação desta terça afete o fluxo de mercadorias em pontos de fronteira terrestre ainda não definidos.

Veja a lista dos aeroportos que terão inspeção mais rígida nas bagagens nesta terça-feira (30):

  1. Aeroporto de Porto Alegre
  2. Aeroporto de Brasília
  3. ⁠Aeroporto de Confins
  4. Aeroporto de João Pessoa
  5. Aeroporto de Corumbá
  6. Aeroporto do Galeão
  7. Aeroporto de Viracopos
  8. Aeroporto de Guarulhos
  9. Aeroporto de Recife
  10. Aeroporto de Fortaleza

Na semana passada, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que o diagnóstico ainda estava em andamento, mas minimizou prejuízos.

Greve

Em greve desde novembro do ano passado, os auditores-fiscais dizem esperar por cinco anos (2017-2022) o cumprimento da lei 13.464, que prevê a implantação do programa de produtividade da Receita Federal.

Outro ponto de reivindicação é a destinação de 25% dos recursos do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para o pagamento do bônus de eficiência (ou de desempenho).

Os servidores da Receita também se unem aos esforços dos demais servidores públicos federais e pedem o reajuste salarial anual. O governo federal congelou a remuneração dos servidores em 2024 e prometeu apenas um reajuste para os anos de 2025 e 2026.

A categoria também irá realizar um ato em frente do Ministério da Fazenda, em Brasília, na próxima quarta-feira (31/1), às 10h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?