metropoles.com

Auditores da Receita rejeitam proposta do governo e seguem em greve

A greve geral dos auditores fiscais da Receita Federal começou em 20 de novembro de 2023. A categoria pede reajuste no bônus de desempenho

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Imagem colorida mostra frente do prédio da Receita Federal Refis Perse - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra frente do prédio da Receita Federal Refis Perse - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 5,5 mil auditores fiscais da Receita Federal rejeitaram, em assembleia nacional realizada na quinta-feira (4/1), a oferta de pagamento de bônus para 2024, apresentada pelo Ministério da Fazenda. A categoria ainda decidiu manter a greve geral, que dura desde 20 de novembro do ano passado.

A continuidade da paralisação foi aprovada por 69,13% dos participantes. Ainda sem data para terminar, a greve geral dos auditores ocorre em todas as áreas do Fisco, que de acordo com o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), respeita o mínimo de 30% para o funcionamento dos serviços essenciais.

Segundo o Sindifisco Nacional, na reunião realizada em 27 de dezembro, que contou com a participação de representantes da entidade, o ministro Fernando Haddad e o secretário-especial da Receita, Robinson Barreirinhas, informaram que não haverá alteração na proposta apresentada para o pagamento do bônus de eficiência em 2024.

Desta forma, o governo mantém o teto de R$ 4,5 mil para primeiro semestre e de R$ 5 mil para os dois últimos trimestres de 2024. Essa oferta de remuneração foi rejeitada por 95% da categoria.

3 imagens
Receita Federal divulga regras do IR 2023
1 de 3

Breno Esaki/Especial Metrópoles
2 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles.
3 de 3

Receita Federal divulga regras do IR 2023

Marcelo Casal/Agência Brasil

A greve dos auditores

Com a greve, os auditores solicitam a destinação de 25% dos recursos do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para o pagamento do bônus de eficiência (ou de desempenho).

Além da demanda específica sobre o bônus de desempenho, os auditores da Receita estão, junto aos demais servidores públicos federais, pedindo o reajuste salarial anual.

A paralisação ameaça os julgamentos do Carf, o conselho de recursos dos contribuintes. Na mobilização, os auditores-fiscais também fazem operação-padrão em grandes aeroportos internacionais e portos no país, o que afeta a liberação de cargas e gera acúmulo na fiscalização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?