Áudio: queda de rocha causou onda de 3 metros, diz guia em Capitólio
Guia que estava no cânion de Capitólio (MG), neste sábado (8/1), detalhou o desabamento de rocha que deixou mortos e feridos
atualizado
Compartilhar notícia
Um guia que estava no cânion de Capitólio (MG) no momento em que a rocha se desprendeu e caiu sobre lanchas relatou em áudio como foi o desabamento. O acidente, que aconteceu neste sábado (8/1), foi registrado em vídeo.
Capitólio: desabamento de rocha sobre lanchas causa ao menos 5 mortes
“Eu pensei que fosse cair de baixo para cima, mas caiu para frente do nada, tampou tudo, fez uma onda de uns três metros. Voou pedra para todos os lados, na minha lancha, na minha cabeça. Foi um desastre”, relatou.
Segundo o guia, a rocha tinha cerca de 25 a 30 metros. “Nesse paredão tinha uma trinca e dessa trinca começou a cair pedrinha menor”, contou o profissional.
“Eu estava tirando foto do pessoal e vi cair pedaços de pedra do paredão. Eu disse: ‘gente, isso não é normal'”, disse o guia que tentou alertar os turistas.
O guia da região afirma que após verificar a situação e fazer o aleta se afastou, mas os turistas continuaram próximos da rocha. “Os curiosos tiraram onda”, afirmou.
Ouça:
Veja vídeo com o momento da tragédia:
Desabamento
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) confirmou que 32 pessoas ficaram feridas e ao menos cinco mortes foram provocadas pela queda do imenso pedaço dos cânions.
A rocha atingiu três lanchas que estavam atracadas no Lago de Furnas, famoso ponto turístico da região. Duas dessas embarcações afundaram com o impacto.
A cidade de Capitólio fica a 288 km de Belo Horionte e é conhecida como um dos principais pontos turísticos mineiros por causa de suas belezas naturais. De acordo com as autoridades locais, o cânion tem um tipo de rocha mais suscetível a erosão.