Áudio. “Providencie bombeiros”, diz piloto que fez pouso forçado em BH
Após falha no sistema eletrônico, avião teve que pousar no Aeroporto Internacional de Confins na madrugada desta quinta-feira (20/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O piloto do avião da Latam – voo LA 8084, que fez um pouso de emergência na madrugada desta quinta-feira (20/12), no Aeroporto Internacional de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, disse à torre de comando que estava com um problema sério e que precisava de ajuda para aterrissagem. O jornal O Estado de S. Paulo obteve o áudio da conversa entre o piloto e a torre de comando.
“Por gentileza, providencie bombeiros, ok amigão? A aeronave está muito pesada, sem condições de alijamento. Solicito ajuda dos senhores. Estamos com esse problema um pouco sério, ok? Estamos praticamente sem o sistema elétrico”, disse o piloto.
Ouça o áudio:
A Latam informou que o Voo LA8084 partiu às 00h30 de Guarulhos com destino a Londres e precisou realizar um pouso de emergência às 1h43, em Confins, devido a questões técnicas. Segundo a companhia, durante o pouso, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para, então, retirar o avião da pista que, inicialmente, ficará fechada até, pelo menos, 19h desta quinta-feira.
Uma passageira, identificada apenas como Paula, contou no Twitter ter vivido momentos de pânico, durante cerca de 40 minutos de voo. Foi quando os passageiros ouviram um barulho alto e todas as televisões das poltronas se apagaram.
Segundo o relato, poucos minutos depois o piloto apertou erroneamente o botão do microfone, ao tentar se comunicar com a torre, e informou por engano aos passageiros que o sistema elétrico da aeronave tinha parado e o avião estava sem estabilidade.
Em entrevista à reportagem, o passageiro Marcello Santana disse que os passageiros entraram em pânico após o áudio da conversa do piloto com a torre de comando vazar.
“Muitos choraram, outros passageiros gritavam. Eu tentei manter a calma. Foi cortado o sistema de ar condicionado da aeronave, ficou muito quente. Nós vivemos uma sensação de ‘momento final’, alguns ficaram introspectivos e outros berravam’, disse Santana
Segundo o passageiro, o momento de maior tensão foi quando o avião aterrissou. “Nunca vivi uma experiência dessa e nunca mais quero viver na vida. Na hora da aterrissagem, o avião deu um tranco forte e estourou os pneus. Parecia que o avião tinha entrado de peito na pista”, explicou Santana.
Em nota, a Latam informou que todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária.