Atrasados do Enem: memes aparecem antes da abertura dos portões
Na manhã deste domingo (03/11/2019), a tag #showdosatrasados2019 estava em segundo lugar entre os tópicos mais falados no Twitter brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não haviam sequer sido abertos, e os memes começaram a pipocar no Twitter. A tradicional tag #showdosatrasados2019 estava em segundo lugar nos trending topics do Twitter brasileiro, ou seja, figurava na lista dos assuntos mais comentados do momento. Em primeiro lugar estava justamente o Enem.
Nas postagens, vários internautas demonstraram impaciência e animação para os vídeos e fotos que ano a ano viram memes na rede social. “Fico feliz por vocês não terem se atrasado e triste porque eu queria meme novo”, escreveu uma usuária do Twitter.
Alguns adolescentes que ainda não estão na idade de fazer o exame postaram memes parecidos, demonstrando alegria em estar prestes a ver as cenas anuais de candidatos correndo desesperadamente, mas preocupados com a perspectiva de serem eles mesmos os atrasados nas próximas edições.
Veja alguns memes:
Eu esperando para ver o show dos atrasados pic.twitter.com/qk8GGbspEN
— Cibelle (@Coexistindoo) November 3, 2019
Fico feliz por vocês não terem se atrasado e triste pq eu queria meme novo. #showdosatrasados2019 pic.twitter.com/b3r5W5bm7R
— Huanna Camily (@huanna_styles) November 3, 2019
Os candidatos indo até o local de prova para forçar o #showdosatrasados2019 do ENEM pic.twitter.com/2nLNY7ZzNU
— Filipe Arthur (@FilipeArthur1) November 3, 2019
Eu explicando para meu cérebro que não posso rir pq ano que vem pode ser eu ///// meu cérebro #Enem2019 #ENEM #showdosatrasados2019 pic.twitter.com/JaApdjyYhP
— Ms.Petty ? (@PETTTNICKI) November 3, 2019
Relógios adiantados
Usuários relataram nas redes sociais que o relógio de alguns aparelhos celulares foi adiantado de forma automática para o horário de verão na madrugada deste domingo (03/11/2019) e estão causando confusão. O problema já havia ocorrido no fim de semana de 19 e 20 de outubro, data padrão da mudança, mas que foi revogada este ano pelo presidente Jair Bolsonaro.
Um dos motivos da confusão gerada pelo adiantamento dos relógios é justamente a aplicação da prova do Enem. Alguns internautas registraram descontentamento com o fato, tendo em vista que isso poderia gerar o efeito reverso ao que eles querem ver na rede, ou seja, um “show dos adiantados”.
Seja por causa dos relógios adiantados, seja por organização dos candidatos à prova, o Enem 2019 não teve atrasados – se teve, nenhum foi parar na internet. O Metrópoles não registrou atrasos nas escolas onde a cobertura do exame foi realizada.