metropoles.com

Atos golpistas: Moraes conclui audiências e mantém na cadeia 942 dos 1.406 presos

O ministro Alexandre de Moraes concluiu nesta sexta (20/1) a análise sobre a situação dos presos envolvidos nos atos golpistas do dia 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Imagem colorida mostra homem sendo preso após atos golpistas em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra homem sendo preso após atos golpistas em Brasília - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta sexta-feira (20/1) a análise das audiências de custódia dos presos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ao todo, 942 dos 1.406 detidos tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva. Outros 464 vão responder em liberdade.

O magistrado analisou 1.459 atas de audiência para decidir quem permanece preso e quem pode responder em liberdade. Em seguida, as decisões são enviadas aos diretores do Presídio da Papuda e da Polícia Federal.

Ordem e investigações

Segundo o ministro, as prisões preventivas se justificam para a garantir a ordem pública e a efetividade das investigações. Os acusados são suspeitos dos crimes de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Os 335 que tiveram a liberdade provisória decretada terão que seguir uma lista de restrições, como o recolhimento noturno e aos finais de semana; a proibição de sair do país e de utilizar redes sociais; a suspensão do porte de arma de fogo e do registro de colecionador de armas de fogo, tiro desportivo e caça, para quem possui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?