Atos golpistas: Governo Lula recebeu mais de 100 mil denúncias
Governo recebeu 102,4 mil e-mails com denúncias, que falam nomes de supostos financiadores de atos golpistas e citam Pix como provas
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo Lula recebeu um total de 102,4 mil e-mails com denúncias sobre os atos golpistas promovidos por bolsonaristas no dia 8 de janeiro deste ano, quando houve a invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal de Justiça (STF) e do Palácio do Planalto.
Um balanço dessas denúncias foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta segunda-feira (6/2).
Do total de e-mails, foram identificados 27.407 denunciantes. Em 7 mil mensagens, havia denúncias sobre deputados, governadores, vereadores e prefeitos que teriam participado ou organizado a manifestação golpista.
A organização dos e-mails é feita pela Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) e o material é repassado para a Polícia Federal (PF), que investiga os atos violentos.
Figuras recorrentes
O secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, relatou que há alguns nomes de lideranças dos atos violentos que se destacam entre os e-mails de denúncia, como os de Ana Priscila, citada em 450 e-mails, além de Ramiro dos Caminhoneiros e Fátima Tubarão.
Além dos textos com as denúncias, o MJSP também recebeu links e arquivos. Todas as denúncias somam mais de 100 gigas de dados.
Do total de denunciantes, 300 relataram relação entre os organizadores e transferência por PIX, o que deve facilitar na identificação dos suspeitos. Em mais de 3,7 mil e-mails houve a menção de ônibus e caravanas.