metropoles.com

Atos golpistas: ex-comandante da Rotam é preso na Operação Lesa Pátria

Coronel Benito Franco foi preso nesta terça-feira (18/4) em Goiânia. Segundo a PM, corporação colabora com a Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
goias coronel benito franco
1 de 1 goias coronel benito franco - Foto: Reprodução/Redes sociais

Goiânia – O coronel e ex-comandante das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) Benito Franco acabou preso pela Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira (18/4), em Goiânia. A prisão foi confirmada pela Polícia Militar e ocorreu durante mais um desdobramento da Operação Lesa Pátria.

Por meio de nota, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) informou ao Metrópoles que acompanhou todos os atos de cumprimento do mandado de prisão e segue colaborando com a justiça.

Uma outra pessoa também foi presa, no entanto, o nome dela ainda não foi divulgado.

A 10ª fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

No total, são cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão expedidos pelo STF em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF informou que a Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Benito Franco

Benito Franco tem 43 anos, é coronel da PMGO e comandante de aeronaves. Ele esteve à frente da Rotam entre 2019 e 2021. Nas redes sociais, ele informa que também é instrutor de vários cursos, como tiro defensivo, abordagens e doutrina da corporação.

Nas plataformas digitais, ele costuma de posicionar politicamente. Em sua última publicação nas redes sociais, ele compara uma fala do ministro da Justiça, Flávio Dino, a um discurso de Adolf Hitler. No fim do ano passado, ele chegou a ser denunciado após gravar vídeos ameaçando que “o ladrão não sobe a rampa”.

Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado federal pelo Partido Liberal (PL) e obteve 10.343 votos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?