metropoles.com

Atos antidemocráticos: suspeito de quebrar relógio histórico é preso em MG

Cláudio trabalha em uma oficina de veículos em Catalão e chegou em Brasília de madrugada para participar de invasão no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida claudio destruiu relogio planalto brasilia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida claudio destruiu relogio planalto brasilia - Metrópoles - Foto: Reprodução

O funcionário de uma oficina de veículos em Catalão (GO), Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi preso nesta segunda-feira (23/1), em Uberlândia (MG). A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Polícia Federal (PF). O mecânico é investigado sob suspeita de ter quebrado um relógio histórico no Palácio do Planalto nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Federal e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lesa Pátria. O preso será interrogado na delegacia de Polícia Federal do município mineiro e passará por audiência de custódia virtual. Depois, será encaminhado ao sistema prisional da cidade.

O homem foi visto pela última vez circulando pela cidade de Catalão, no sudoeste de Goiás, onde trabalhava. O vândalo chegou em Brasília na madrugada do dia 8 de janeiro e estacionou o veículo no Eixo Monumental. Ele deixou o local por volta das 20h do mesmo dia e chegou em Catalão na madrugada do dia 9/1.

Antecedentes

O suspeito foi autuado em flagrante no ano de 2014 por receptação, que é o ato de receber algo que seja produto do crime. Já em 2017, ele foi autuado em flagrante durante uma abordagem eventual, por estar portando uma pequena quantidade de maconha, segundo o delegado de Catalão, Jean Carlos Arruda. Os dois casos já foram arquivados pelo Tribunal de Justiça.

Relógio histórico

O relógio de pêndulo do século 17 foi um presente da Corte Francesa para dom João VI. Martinot era o relojoeiro de Luís XIV. Existem apenas dois relógios deste autor. O outro está exposto no Palácio de Versailles, mas possui a metade do tamanho da peça que foi completamente destruída pelos invasores do Planalto. O valor do item é considerado fora do padrão.

Imagens divulgadas pelo Fantástico no dia 15 de janeiro mostram o momento em que Cláudio destrói o relógio e em seguida tenta destruir uma câmera de monitoramento, dando golpes com um extintor de incêndio. Duas ligações anônimas para a polícia auxiliaram na identificação de Cláudio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?