metropoles.com

Crescem assassinatos de pessoas acima de 59 anos no Brasil

Pesquisa mostra aumento de homicídios de homens negros e mulheres com mais de 59 anos entre 2020 e 2021, segundo o Atlas da Violência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de idoso de 98 anos morto em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de idoso de 98 anos morto em São Paulo - Metrópoles - Foto: Reprodução

O número de pessoas com mais de 59 anos vítimas de homicídio aumentou no país, principalmente entre as mulheres negras e à exceção dos homens não negros.

É o que mostra o Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira (5/12), que comparam dados do Ministério da Saúde entre 2020 e 2021, os mais recentes sobre esse tipo de violência.

Segundo os pesquisadores, foi registrada uma alta nos assassinatos de pessoas com mais de 59 anos que são homens negros, mulheres negras e não negras. Apenas entre aqueles que não são negros houve uma queda no número de homicídios.

Gráfico colorido com estatísticas sobre idosos - Metrópoles

Tal aumento tem relação com a mudança do regime demográfico brasileiro, diante do crescimento acentuado da população com mais de 59 anos, segundo os pesquisadores.

O Atlas da Violência é uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

População vulnerável

Em maio, o aposentado Abílio Galdino dos Santos (foto em destaque), 98 anos, foi torturado e morto por dois homens dentro de casa em São José dos Campos (SP).

Segundo o boletim de ocorrência, os criminosos levaram R$ 12 mil que estavam guardados em uma mala. O idoso vivia sozinho, e os assaltantes renderam a vítima após pedirem um copo de água.

No fim de novembro, o aposentado Sebastião Silva, 65, foi morto a tiros na calçada de uma distribuidora de bebidas, em Aparecida de Goiânia (GO). No momento do crime, Sebastião estava sentado, fazendo palavras cruzadas.

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento do crime. Segundo as investigações, a vítima foi baleada por engano durante uma discussão entre duas pessoas armadas envolvidas com tráfico de drogas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?