Ativistas acionarão MPF contra Universal por “cura” de HIV com oração
Post da igreja no Facebook diz que casal não fez tratamento, mas realizou a “Corrente dos 70 e hoje está curado”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) informou que vai acionar o Ministério Público Federal contra uma postagem da Igreja Universal do Reino de Deus, que relata um caso de “cura” de HIV por meio de orações.
Em uma publicação no Facebook do dia 15 de fevereiro, a igreja diz que um casal foi infectado com o vírus e “não aceitou viver de tratamento, fizeram a Corrente dos 70 sabendo que a cura viria através da fé” e “hoje eles estão curados”.
“Você também precisa de uma cura que é impossível para a medicina? A sua fé pode fazer o milagre acontecer, participe da Corrente dos 70, em uma Universal mais próxima”, diz a entidade na publicação, que segue no ar.
O advogado da Foaesp, Cláudio Pereira, disse que o MPF será acionado para que faça “uma averiguação se existe crime e tome as medidas cabíveis”, pois considera que o post pode configurar “charlatanismo”.
O Foaesp é um colegiado que reúne organizações com atuação no campo da aids, direitos humanos e saúde pública no estado de São Paulo, criado em 1997.
A aids não tem cura, mas quem enfrenta a doença pode viver bem se aderir ao tratamento antirretroviral, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em nota, a igreja informou:
“A Universal jamais alegou ter curado o casal, até porque a Igreja não cura. A cura se dá pela Fé, em nome do Senhor Jesus. Aliás, ao defender a Fé Bíblica no auxílio aos doentes, a Universal sempre alerta que jamais os tratamentos médicos devem ser ignorados. É desta forma que milhares de pessoas, não somente da Universal, relatam casos de sucesso na superação de graves doenças, em uma combinação da Fé com a Medicina”.