“Atentado contra a democracia”, afirma presidente da OAB-DF
A seccional Ordem dos Advogados do Brasil no DF vai cobrar a apuração rigorosa da invasão dos Três Poderes e a punição dos envolvidos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins Júnior, classificou a invasão dos Três Poderes neste domingo (8/1) como um “atentado contra a democracia”.
“Vamos cobrar a punição efetiva dos envolvidos. É um verdadeira atentado contra a democracia. Vamos cobrar das autoridades o que estava sendo feito para as coisas chegarem a esse ponto”, afirmou.
Na avaliação do presidente da OAB-DF, a invasão é um episódio absurdo. Ao longo dos últimos dias havia indícios da tentativa de invasão. Por isso, para Délio Lins, as autoridades de segurança deveriam ter tomado providências.
“No mínimo, alguém se omitiu”, disse.
A OAB-DF também divulgou nota leia na íntegra:
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) repudia, veementemente, a violência em Brasília, perpetrada por grupos radicais antidemocráticos, que não aceitam os resultados das eleições de 2022.
Consideramos inadmissível que as invasões do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) fiquem sem a devida resposta na responsabilização de quem organizou, de quem foi omisso na contenção dos atos antidemocráticos bem como de quem financia essa depredação que atenta contra os Poderes Públicos constituídos.
Estão agredidas as autoridades democraticamente constituídas. Não há qualquer possibilidade de se considerar como manifestação popular. É ato terrorista. É atentado à democracia.
É absolutamente necessário que as forças de segurança entrem em ação para debelar essa violência, efetuar prisões e retomar as Casas do Legislativo, do Executivo e do Judiciário.
É fundamental proteger vidas, restaurar o patrimônio público. Não podemos nos curvar a atos golpistas e esses crimes devem ser apurados e punidos. Também, tem que ser apurado se houve omissão das polícias e demais autoridades estatais.
A Ordem dos Advogados do Brasil é instituição pilar da democracia e acompanhará ativamente as apurações, cobrando das autoridades as respectivas punições desses atos terroristas.
Diretoria da OAB/DF