Ataques de 8/1: Câmara homenageia funcionários que restauraram prédios
Nos ataques de 8/1, instalações da Câmara foram destruídas. Homenagens acontecem em meio às investigações da Operação Lesa Pátria
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda-feira (6/3) uma sessão solene em homenagem aos trabalhadores de serviços gerais e manutenção da Casa que atuaram na restauração do prédio legislativo após os ataques ocorridos em 8 de janeiro.
A sessão foi marcada pela presença de líderes sindicais e representantes dos servidores da limpeza.
As homenagens acontecem em meio às investigações da Operação Lesa Pátria, que investiga o envolvimento direto e indireto de manifestantes de caráter golpista uma semana após a posse do novo governo.
Veja como foi:
“Neste esforço conjunto e concentrado demonstraram compromisso com a manutenção e preservação do patrimônio da sociedade brasileira, contribuindo sobremaneira para a normalização da rotina de trabalho dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário. A sessão é uma homenagem às (aos) referidas (os) trabalhadoras (es), os quais demonstraram muito valor e merecem nosso reconhecimento e homenagem”, escreveu a deputada Erika Kokay (PT-DF) em requerimento.
Alvo de ataques terroristas em atos antidemocráticos, a Câmara estimou o valor do prejuízo causado em mais de R$ 3 milhões. O montante é referente apenas aos objetos e equipamentos que podem ser repostos, como computadores, vidros, veículos e outros itens de mobiliário. De acordo com a Casa Baixa, 400 computadores foram destruídos, com reparação estimada em R$ 2 milhões.
A invasão da Câmara atingiu as seguintes áreas: rampa do Congresso Nacional; plataforma superior — área das cúpulas; Salão Negro; Salão Branco; Salão Verde; Plenário Ulysses Guimarães; Hall das Secretarias; corredores das lideranças; Colégio de Líderes e lideranças do PT e PSDB.