metropoles.com

Ataques a ônibus: quem é Faustão, sobrinho de miliciano morto no Rio

Morte de Matheus da Silva Rezende, mais conhecido como Faustão, desencadeou uma série de ataque a ônibus no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Foto colorida de Matheus da Silva Rezende, mais conhecido como Faustão - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Matheus da Silva Rezende, mais conhecido como Faustão - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Matheus da Silva Rezende, mais conhecido como “Faustão” e “Teteu”, foi morto nesta segunda-feira (23/10) durante confronto com policiais civis na zona oeste do Rio de Janeiro. Faustão é sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, mais conhecido como “Zinho”, e a sua morte desencadeou uma série de ataques contra ônibus na capital fluminense. Até o início da noite, ao menos 35 veículos queimados já tinham sido contabilizados.

O grupo criminoso comandado por Zinho atua principalmente na zona oeste do Rio. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a organização criminosa cobra “taxas” de comerciantes e prestadores de serviços dos bairros que dominavam. Eles também são suspeitos de corrupção ativa de agentes das Forças de Segurança.

Faustão seria o segundo na linha de sucessão da milícia comandada pelo tio.

Compra de armadas

No final de agosto do ano passado, a quadrilha de Zinho, a principal milícia do Rio, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investigava a compra de armas via Pix. As conversas de membros do grupo eram monitoradas por agentes federais e do Ministério Público.

Na época, os agentes interceptaram uma conversa de Mateus e Rodrigo dos Santos, o Latrell, em que eles conversavam sobre a compra de três fuzis, que teriam custado R$ 180 mil.

Há um mandado de prisão no nome de Matheus em decorrência dessa operação da PF.

Confronto

Faustão também é acusado de envolvimento no assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu cunhado Maurício Raul Attalah, em agosto de 2022, no Rio de Janeiro. Matheus e outros cinco criminosos, respondem por homicídio e associação criminosa.

A morte de Jerominho teria sido motivada por uma suposta tentativa por parte do ex-vereador de retomar o comando da milícia que atua na zona oeste do Rio.

Ônibus incendiados

A morte de Matheus desencadeou uma série de ataques a ônibus no Rio de Janeiro. Até o momento, dezenas de veículos foram incendiados em diversos pontos da zona oeste da capital fluminense.

4 imagens
Ônibus incendiado no Rio
BRT pegando fogo no Rio de Janeiro
Rio tem pelo menos 30 ônibus incendiados após morte de sobrinho de miliciano
1 de 4

Ônibus incendiado no Rio

Reprodução/Redes
2 de 4

Ônibus incendiado no Rio

Reprodução/Redes sociais
3 de 4

BRT pegando fogo no Rio de Janeiro

Reprodução/Redes sociais
4 de 4

Rio tem pelo menos 30 ônibus incendiados após morte de sobrinho de miliciano

GloboNews/Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), parabenizou a Polícia Civil pela morte do sobrinho de Zinho e destacou que Faustão era “responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio”.

“Quero parabenizar os nossos policiais da DGPE, da Core e da Draco, por prenderem hoje, em Santa Cruz, o Faustão ou Teteu – que era o braço direito e sobrinho do miliciano Zinho”, escreveu Castro em suas redes sociais.

“Não vamos parar. Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?