Ataque hacker bloqueia sistemas da Agência Nacional de Águas (ANA)
A ANA é responsável pela implementação e regulamentação de políticas públicas voltadas para o uso dos recursos hídricos
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sofreu um ataque hacker na última quarta-feira (27/9) e seus sistemas cibernéticos estão sem acesso desde então. A autarquia, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, diz que tem procurado normalizar os serviços.
A ANA é responsável pelo monitoramento e regulamentação de políticas públicas direcionadas para o uso dos recursos hídricos. Como, por exemplo, determinar normas para garantir o acesso à água em regiões afetadas por eventos críticos, como secas e inundações.
Segundo o serviço de tecnologia da informação da ANA, o ataque hacker impossibilitou o uso do sistema da autarquia, o que poderá afetar o monitoramento de situações como a estiagem no Amazonas e as inundações no Rio Grande do Sul.
Enquanto não há uma normalização do sistema, os servidores da ANA estão impossibilitados de desempenhar as suas funções rotineiras.
O Metrópoles entrou em contato com a ANA sobre a normalização do sistema, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
A reportagem também procurou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional sobre como está o monitoramento da seca que afeta o Amazonas e as inundações que abalaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.