metropoles.com

Ataque de hackers ao governo federal atrasa divulgação de dados da Covid-19

Os números de mortes e casos de São Paulo e Paraíba não estão sendo computados pelo sistema do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Porta de sala do ministério saúde
1 de 1 Porta de sala do ministério saúde - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

O ataque de hackers ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) levou a um efeito cascada em diversos serviços públicos que dependem de sistema digitais e afetou inclusive a divulgação dos dados da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Por conta disso, São Paulo, local com a maior quantidade de diagnósticos e de mortes pela doença, não atualiza o sistema desde a última quinta-feira (5/11). Já os casos da Paraíba só foram incluídos no sistema no domingo (8/11) depois de dois dias, sexta (6/11) e sábado (7/11), sem novidades.

Uma situação diferente acontece no Amapá. O apagão que assola o estado impede a notificação dos casos, que não variaram entre a terça-feira (3/11) e o último sábado (7/11).

O painel digital do Ministério da Saúde não é atualizado desde quarta-feira (4/11). A pasta está divulgando as informações de outras maneiras, como através da imprensa credenciada para receber os dados pelo Whatsapp.

De acordo com a pasta, os problemas enfrentados por diversos serviços digitais do governo federal depois de um ataque de hackers ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) também afetou a notificação de casos de Covid-19. O órgão, entretanto, não confirma que também sofreu um ataque.

O Ministério da Saúde espera que até esta terça-feira (10/11) a notificação dos dados seja normalizada. Com isso, a tendência é que a quantidade de casos e mortes cresça mais do que nos últimos dias.

Isso porque apenas em São Paulo, caso seja repetida a quantidade notificada nos mesmos dias da semana anterior, serão mais de 8 mil casos e 212 mortes. A média móvel de mortes por Covid-19 no domingo (9/11) foi de 332.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?