Associação doa 41 cavalos para terapia com pessoas deficientes
Centros de Equoterapia de todo o país receberão a doação. Cerimônia simbólica será realizada nesta terça-feira (29/3)
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) e o Parque de Exposições Granja do Torto (PGT), doam nesta terça-feira (29/3) 41 cavalos para 21 centros que promovem o método terapêutico. A cerimônia simbólica da doação será realizada às 16h na Granja do Torto, em Brasília.
A doação ocorrerá por meio do Projeto Pátria Voluntária, e visa contribuir com a ampliação dos serviços de equoterapia. O método terapêutico promove a interação de pessoas com diferentes tipos de deficiências com os animais.
A doação será de cavalos Quarto de Milha, o mais indicado para a prática da terapia, por sua versatilidade e características físicas e comportamentais.
A equoterapia
Segundo a Associação Nacional de Equoterapia, a atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Além disso, trabalha aspectos psíquicos por meio da interação com o cavalo, promovendo novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
A equoterapia é indicada para o tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores (paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais); mentais (síndrome de Down); sociais (distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses); e emocionais (deficiência visual, deficiência auditiva).